O PRESIDENTE DA REPÚBLICA

PresidenteAngola
S. Ex.ª JOÃO MANUEL GONÇALVES LOURENÇO, nascido aos 5 de Março de 1954, no Lobito, Provincia de Benguela, João Manuel Gonçalves Lourenço foi Ministro da Defesa Nacional de Angola até a data da sua eleição, cargo que ocupou desde Dezembro de 2016.

João Manuel Gonçalves Lourenço, de 66 anos de idade, é General na reserva, e tornou-se o terceiro Presidente da República de Angola em 26 de Setembro de 2017, após as eleições gerais de 23 de Agosto de 2017.

É filho de Sequeira João Lourenço, Enfermeiro de profissão, natural de Malanje e de Josefa Gonçalves Cipriano Lourenço, Costureira, natural do Namibe, ambos já falecidos.

Estudou e completou seus estudos primários e secundários na província de Bié (Centro de Angola), onde seu pai estava em prisão domiciliar por 10 anos depois de cumprir três anos na prisão de São Paulo em Luanda por actividade política clandestina quando exercia a sua profissão de enfermeiro no Porto do Lobito, na província de Benguela, tendo vindo a concluir o Ensino Médio Técnico Profissional em Luanda, no então Instituto Industrial de Luanda.

Após a queda do regime fascista em Portugal, em Abril de 1974, na companhia de outros jovens, ingressou no MPLA e se juntou às fileiras dos combatentes da luta de libertação nacional de Angola, na República do Congo, em Agosto de 1974, tendo mais tarde retornado ao território nacional, em Cabinda, nas vésperas da proclamação da independência, onde participou dos combates contra as forças invasoras zairenses, que a todo o custo tentavam ocupar a provincia de Cabinda e, assim, impedir a independência total e completa de Angola.

Em Cabinda onde se forjou como um verdadeiro e valoroso combatente da Pátria, João Lourenço treinou e especializou-se em Artilharia e exerceu as funções de Comissário Político nos níveis de Pelotão, Companhia, Batalhão, Brigada e, mais tarde, o posto de Comissário Político do Comando da 2ª Região Político-Militar de Cabinda, tudo isto entre 1975 e 1978.

Em Setembro de 1978 parte para a então União das Repúblicas Socialistas Soviéticas -URSS, onde, de 1978 à 1982, na Academia Lenine, em Moscovo, além do treinamento militar, licenciou-se e obteve um mestrado em ciências politica e históricas. Uma vez regressado ao país, de finais de 1982 à 1983, participou de operações militares contra forças rebeldes nas províncias do Cuanza Sul, Huambo e Bié.

Dois anos mais tarde, é catapultado para exercer funções governativas e de 1983 a 1986, desempenhou as funções de Comissário Provincial ( Governador) do Moxico e Presidente do Conselho Militar Regional da 3ª Região Política Militar, que incluía as províncias das Lundas Norte e Sul.

De 1986 à 1989, foi 1º secretário da MPLA e Comissário Provincial de Benguela e de 1989 à 1990, exerceu as funções de Chefe da Direção Política Nacional da FAPLA (Forças Armadas de Libertação de Angola).

De 1991 a 1998, ocupou os cargos de Secretário do Bureau Político do MPLA para a Informação, Secretário do Bureau Político do MPLA para a Esfera Econômica, por um curto período, e Chefe do Grupo Parlamentar do MPLA.

De 1998 à 2003, foi Secretário Geral da MPLA e Presidente da Comissão Constitucional e de 2003 à Abril de 2004, exerceu as funções de 1º Vice-Presidente da Assembléia Nacional.

Desde Setembro de 2018, no VII Congresso Extraordinário do MPLA, João Manuel Gonçalves Lourenço é também o Presidente do MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola), Partido que obteve 61,08% dos votos, elegendo 150 deputados de um total de 220 assentos na Assembléia Nacional (Parlamento).

João Manuel Gonçalves Lourenço é casado com Ana Afonso Dias Lourenço e é pai de 6 filhos. Ele pratica Futebol e Karatê, no estilo Shotokan, e tem como hobbies, a leitura, a prática do xadrez e passeios à cavalo. Além do português, ele fala inglês, russo e espanhol.